Sustentabilidade 2018

Além da qualidade dos debates e da grandiosa infraestrutura, os eventos nacionais da Assemae são marcados por ações sustentáveis, buscando a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da consciência ecológica.

Durante o 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que acontece de 27 a 31 de maio de 2018 em Fortaleza (CE), será realizado o inventário da emissão de gases do efeito estufa (GEE), provenientes das atividades do evento, de forma a torna-lo Carbono Neutralizado.

A maior parte das atividades humanas provoca a emissão de gases de efeito estufa, tendo como consequência o aquecimento global. O principal gás de efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2), decorrente, principalmente, da queima de combustível fóssil e florestas e da mudança da cobertura do solo.

Por meio do inventário da emissão de CO2 será possível realizar o planejamento para sua redução, bem como a neutralização da emissão levantada. Esta neutralização ocorrerá a partir do plantio de árvores, que sequestrarão o excesso de carbono da atmosfera por intermédio da fotossíntese, fixando-o em sua biomassa.

O inventário da emissão de CO2 informará o número de árvores a serem plantadas em Fortaleza, com o objetivo de neutralizar os gases do efeito estufa produzidos no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O projeto quantificará todas as emissões do evento, incluindo transporte, energia, montagem e manutenção dos estandes, além da atuação dos participantes.

Outra ação importante do Congresso será a coleta seletiva de resíduos sólidos, que pretende desenvolver a educação ambiental dos participantes. Após o evento, a Assemae apresentará relatórios finais com os índices sociais e ambientais alcançados. Os materiais gráficos receberão o selo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), atestando a impressão dos papéis de maneira sustentável.  

Ações de Sustentabilidade:

Utilização de recursos reaproveitáveis ou recicláveis;

Acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais;

Opção por brindes recicláveis ou feitos de material reciclado;

Coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos gerados no evento;

Cálculo da emissão de Carbono e Neutralização de CO2, por meio do plantio de árvores.

Mais nesta categoria:

ASSEMAE © 2016 | Todos os direitos reservados